• Rua dos Afogados, nº 419, Centro, São Luís - MA
  • (98) 3232 1409 / 3221 5500 | contato@cisal.med.br
23 05 2019
Promovendo a Saúde do Trabalhador
  • jun : 30 : 2017 - Vitamina A contra a Tuberculose
  • jun : 12 : 2017 - Você sabia? Casais que não discutem têm melhor saúde.
  • jun : 8 : 2017 - Apenas 30 minutos
  • jun : 5 : 2017 - Cuidados com a saúde no período junino
  • mai : 16 : 2017 - Universitários realizam visita técnica à Cisal

A primeira vista, podemos ressaltar a importância dos exames ocupacionais ao levar em conta o fato de ser uma segurança para o empregador e empregado na garantia dos seus direitos. Por lei esses exames são obrigatórios, apesar de serem procedimentos simples, a obrigatoriedade refere-se a procedimentos clínicos simples realizados durante a admissão, demissão e periodicamente.

Lembrando que os resultados de tais exames não podem ser usados para discriminar o trabalhador, o objetivo deles é checar se as condições de saúde do trabalhador estão adequadas para realizar a atividade a qual ele está se propondo, como por exemplo, ter um coração saudável  se precisar realizar atividades nas alturas.

Outro benefício dos exames ocupacionais é evitar que a saúde do trabalhador seja degradada durante a realização das suas atividades laborais, garantindo que se o profissional adquirir uma doença decorrente da sua função, ele pode ser indenizado por conta disso.

consulta-de-enfermagem

Exame admissional

Refere-se a uma análise detalhada do estado físico e mental para a atividade do futuro contratado. É feita uma investigação sobre doenças pré-existentes, licenças em trabalhos anteriores, pressão arterial, batimentos cardíacos e outros exames adicionais.

Exame periódico

Trata-se de uma investigação para verificar se ocorreram alterações na saúde do trabalhador. Um exame periódico pode evitar que apareçam sintomas mais graves, sendo essa periodicidade submetida a critérios como: atividade desenvolvida e o risco ao qual o funcionário é exposto.

Retorno ao trabalho

Avalia se o trabalhador continua apto a exercer sua função após o afastamento, podendo ser ele maior ou menor que 30 dias, ocasionado por doença ou acidente, ocupacional ou não.

Mudança de função

Exame necessário quando o funcionário muda de cargo ou de setor, que possa aumentar a exposição a algum risco ocupacional.

Exame demissional

Avalia a saúde do colaborador que está saindo da empresa, verificando se ele sofreu algum dano referente ao risco que foi exposto na sua função. O exame deve ser feito até 15 dias após o desligamento.

Deixe um Comentário


coracao

29 DE SETEMBRO É...

Escrito em 29 de setembro de 2017

Nenhum Comentário

Vitamina A contra a...

Escrito em 30 de junho de 2017

Nenhum Comentário

OFDZCR0

Hipertensão: O que é?

Escrito em 23 de junho de 2017

Nenhum Comentário

Você sabia? Ômega-3 e...

Escrito em 21 de junho de 2017

Nenhum Comentário

Você sabia? Casais que...

Escrito em 12 de junho de 2017

Nenhum Comentário

Medicina do Trabalho

Posted on 12 de maio de 2017

Nenhum Comentário

hospital-carlos-macieira

Semana de Prevenção de...

Posted on 17 de julho de 2016

Nenhum Comentário

Vitamina A contra a...

Posted on 30 de junho de 2017

Nenhum Comentário

Você sabia? Casais que...

Posted on 12 de junho de 2017

Nenhum Comentário